domingo, 14 de junho de 2015

Chá de bebe azul e branco: lindo!

Quem disse que não dá para fazer um chá de bebê para meninos bem delicado? Essa decoração que mostro hoje prova exatamente isso: cada detalhe pensado pela futura mamãe é puro romantismo! A inspiração foi inusitada: a bolsa que a mãe usará para carregar as coisas do filhote (nunca vi uma bolsa de passeio de bebê tão chiquérrima como essa!) – e que também foi usada na decoração da festa. Repare em cada biscoito (com detalhes de carrinhos de bebê, de cavalinho, de ovelhinha, de roupinha de bebê), nos cupcakes (com mamadeiras, com chupetas, com as iniciais do bebê), nos macarrons, no bolo (super clean). Enfim, tudo de muito bom gosto, para você se inspirar e organizar um chá de bebê inesquecível!





















Como organizar o chá de bebê

Seu bebê já está a caminho? Então em algum momento dos próximos meses você se pegará avaliando a possibilidade de fazer um chá de bebê. A comemoração é uma tradição, e cá entre nós, um momento delicioso para a futura mamãe curtir o carinho dos amigos e familiares. Planejar o chá de bebê é algo relativamente simples; mesmo assim, algumas dicas podem tornar o dia muito mais agradável, fácil de executar e uma boa lembrança para a vida toda! Vamos então ao nosso pequeno guia prático de como organizar o chá de bebê?

cha de bebe

1) Defina o tipo de comemoração que deseja
Em outras palavras, é importante saber se você realmente quer um chá de bebê (ou seria melhor um chá de fraldas?). Em um chá de bebê convencional, as convidadas levam pequenos itens de uso diário do bebê (como mamadeiras, chupetas, termômetro, kit para cortar as unhas), enquanto no chá de fraldas a futura mamãe será presenteada apenas com fraldas. Para decidir entre um em outro, avalie se você prefere escolher e comprar pessoalmente tudo o que seu bebê usará no dia-a-dia, ou se já tem muita coisa do primeiro filho para passar para o segundo ou terceiro (nesses casos o melhor seria o chá de fraldas). Se você quiser saber mais sobre os prós e contras de se fazer um chá de fraldas ou um chá de bebê, leia esse post aqui.

2) Escolha a data e o horário
O ideal é que o chá de bebê (ou de fraldas) ocorra por volta do sétimo mês de gestação, na minha opinião. Isso porque nesse estágio da gravidez você ainda tem pique para fazer muita coisa (depois a barriga começa a pesar para valer!), e tem tempo para organizar com calma as coisas que ganhar para o bebê. Aliás, só depois do chá de bebê é que você verá o que o bebê não ganhou, e portanto, o que você precisará comprar para completar o enxoval.
Para o horário, minha sugestão é fazer o chá durante a tarde. Além de ser um horário em que você estará menos cansada, é mais fácil providenciar as comidinhas do que para um almoço ou jantar.

3) Quem de fato vai ficar responsável pela organização?
Diferente do batizado ou dos aniversários, o chá de bebê muitas vezes não é organizado pela futura mamãe. Como demonstração de carinho, é comum que a mãe da gestante, irmãs ou amigas se proponham a organizar a comemoração. Se esse for o seu caso, relaxe e aproveite! Você perceberá como é bom ser cuidada (depois que o bebê nascer, você exercitará o contrário: cuidar de alguém!). No caso de não ser você a responsável pela organização geral do evento, é importante que dê as diretrizes de como deseja que as coisas aconteçam no chá. Não gosta de determinadas brincadeiras? Diga! Prefere alguma cor para a decoração? Conte! É muito mais fácil quando a mãe fala o que quer e o que não quer, porque no final das contas, quem organiza o chá deseja apenas que seja um dia muito feliz para você!

4) Faça a lista de convidados
Ainda é comum que o chá de bebê seja um evento estritamente feminino. Mas isso está mudando, viu? Muitos pais hoje em dia querem se envolver com os preparativos para a chegada do filhote, e curtem um chá de bebê com convidadas e convidados. Não seria o caso de perguntar se ele quer participar do chá de bebê com seus amigos? Certamente eles animariam o evento!
Pensando que na ocasião do chá de bebê você estará quase no fim da gestação, considere fazer uma festa apenas para os mais íntimos. Uma festa muito grande pode ser bastante cansativa (embora haja mães que não abrem mão disso!). Um boa forma de saber quem convidar para o chá é se perguntar: “eu desejo que essa pessoa esteja sempre perto do meu filho?” Se a resposta for sim, está na lista. Agora, se for não, pense dez vezes antes de inclui-la entre os convidados.

5) Faça a lista de presentes
O mais prático é disponibilizar uma lista de presentes em uma loja de sua cidade, e divulgar apenas para as convidadas que perguntarem. Assim você não obriga ninguém a comprar algo da lista e ao mesmo tempo facilita a vida das convidadas que preferem presenteá-la com algo que já foi escolhido. Lembre-se de fazer a lista antes de distribuir os convites para o seu chá, pois nesse momento certamente muitas pessoas já perguntarão por ela.

6) Providencie os convites
Você mora em uma cidade pequena e encontra com facilidade as pessoas que deseja convidar para o chá do seu bebê? Então o convite impresso é a melhor opção. Há modelos lindos, que você pode conferir nesse post aqui. Mas se para você for difícil encontrar pessoalmente seus convidados (o que é comum em cidades grandes), provavelmente o melhor a fazer é optar pelo convite virtual. Lembre-se de que você estará com muitos afazeres, com uma barriga respeitável, e que precisa se poupar de grandes deslocamentos! Ah, só para constar o meu convite foi virtual (eu moro em São Paulo, como poderia ser diferente!), e bem charmoso!
Independente da sua escolha por um convite impresso ou virtual, o ideal é que ele seja distribuído cerca de 15 dias antes do chá de bebê, para que as pessoas tenham tempo de se programar para estar ao seu lado nesse grande dia!

7) Defina as brincadeiras
Sobre as brincadeiras cabe um parênteses: há mães que gostam, outras que não gostam. Se você não gosta, nem pense em fazer no seu chá de bebê (e se for uma amiga a responsável pela organização, peça para ela ler esse post!). Isso porque não há coisa mais chata do que ser contrariada nesse dia. Você estará com os hormônios (e os nervos!) à flor da pele, e pode se chatear por pouca coisa.
Por outro lado, será que você sabe todas as opções de brincadeiras que podem ser feitas? Algumas servirão muito mais como lembrança da comemoração, como pedir para os convidados escreverem mensagens para o seu bebê (que serão guardadas, como em uma cápsula do tempo!). A lista completa com todas as nossas sugestões de brincadeiras (bingo do bebê, descobrir o sabor da papinha, quiz, entre outros)

8) A decoração
Você pode começar pensando em um tema  que gostaria para a decoração do chá. Uma de nossas leitoras, por exemplo, me pediu sugestões para montar um chá de bebê caipira (pois aconteceria em junho); criativo, não? O mais comum, no entanto, é apostar em uma decoração clean com uma ou duas cores principais (só aqui no blog já publicamos chá de bebês em rosa, lilás, amarelo, azul – que fica bom para meninos, mas também é um ótima cor para meninas!).
Cada vez mais usado, o bolo de fraldas é uma ótima opção para a decoração do chá de bebê. Pode até ser usado na mesa principal, em substituição ao bolo (esse fica na cozinha, e é servido diretamente nos pratinhos). Assim o visual da mesa fica muito mais bonito, sem que você precise gastar muito em um bolo profissional. Agora, se você faz questão de um bolo bem bonito, não pode deixar de ver as ideias incríveis que colocamos nesse post aqui.

9) As comidinhas
Quanto mais saudáveis, melhor! Afinal, não são apenas as convidadas que irão prová-las; a futura mamãe deve se alimentar bem também durante a festa! Sanduíches com pão integral, canapés com queijo branco e manjericão, tortas salgadas e doces, frutas (em espetinhos ou como salada de frutas), bolo de cenoura, são algumas das minhas sugestões para a ocasião. Se você quiser algumas comidinhas temáticas para dar charme à mesa, cupcakes decorados e biscoitos são uma excelente opção

10) As lembrancinhas
Cupcakes e biscoitos temáticos que você providenciou para decorar a mesa podem ser usados como lembrancinhas! Embrulhe-os em saquinhos de papel celofane e entregue aos convidados no fim do chá de bebê. Outra ideia é distribuir entre as convidadas os vasinhos de flores que alegraram a decoração da festa. Há pessoas que preferem como lembrancinha algo que possa ser guardado pelos convidados. Nesse caso, boas opções são caderninhos, marcadores de livro ou os tradicionais sachês.

Convite de chá de bebê: 3 modelos para você imprimir!



Olha que delícia: o post de hoje vem com três modelos exclusivos de convite de chá de bebê para imprimir! Ele é dedicado a todas as futuras mães que estão chegando ao Mil Dicas de Mãe – é a minha forma de dizer que vocês são muito bem-vindas e que eu espero vê-las muitas e muitas vezes por aqui.
O primeiro convite de chá de bebê que disponibilizo tem um varalzinho muito meigo. Uma ideia bacana é seguir a mesma linha na decoração do chá, fazendo um pequeno varal com bodies, calças e outras roupinhas da pequenina que está para chegar.
convite de cha de bebe

Não me esqueci das futuras mães de meninos: esse segundo modelo de convite para chá de bebê foi feito especialmente para elas (mas nada impede que seja usado para uma menininha, claro! É só uma opção de gosto!).
convite para cha de bebe

E por fim o terceiro modelo de convite para chá de bebê, que também está uma graça.
convite cha de bebe

Para a impressão dos convites, preparei um arquivo em PDF, que você acessa clicando aqui. Aí é só baixar no seu computador e imprimir a quantidade necessária (preferencialmente use papel vergê ou couche de gramatura 180).
Espero que seja útil para você e que em breve você retorne para me contar como foi seu chá de bebê e a chegada do filhote, ok?



Lembrancinhas de chá de bebê fáceis de fazer


Para você que chegou no blog e deseja colocar a mão na massa para fazer as próprias lembrancinhas do chá de bebê, selecionei 10 ideias que podem ajudar (e fazer sucesso entre as amigas!). Se você já é mãe e fez suas lembrancinhas, conta pra gente nos comentários como foi a experiência, combinado?
Toalhinhas: olha que graça – três toalhas de lavabo enroladas em uma quarta, como se fosse uma vagem com três ervilhas. Arremate envolvendo o conjunto em tule e amarrando com fitas (dá até para fazer o detalhe das folhas em papel!).
Fonte


Sachês: em geral são feitos com sagu (sim, aquele que você compra em supermercado) e essência (comprada em lojas especializadas). Mas você pode fazer algo ainda mais simples: use como recheio cravo da índia, canela em pedacinhos ou pimenta preta em grãos (eles são maravilhosos para afastar insetos, como traças!). Use pedaços de feltro e fita para decorar (no tema da festa ficam muito graciosos!).
Fonte


Porta-retratos: você pode comprar porta-retratos de madeira básicos e decorá-los com pedaços de tecido (fitinhas de tecido enroladas dão uma bonita flor). Para dar um visual mais elaborado, escolha papéis com estampas delicadas e coloque em seu interior, no local em que ficará a foto (veja abaixo como deixam o porta-retrato mais bonito!).
Fonte


Prendedores: são super úteis para fechar pacotes, saquinhos, e com certeza suas convidadas usarão no dia-a-dia. Se não quiser ter muito trabalho, apenas pinte de uma cor básica e faça bolinhas com canetinha preta. Se tiver um pouco mais de habilidade, compre massinha de biscuit pronta (já vêm em várias cores – você pode encontrar em grandes papelarias, algumas que entregam pela internet) e faça bebezinhos, corações ou o que sua imaginação mandar!
Fonte


Marcadores de livro: podem ser feitos com papel de alta gramatura recortado ou papéis para scrapbook, arrematados com fitas. Ficam lindos!

Fonte


Álcool gel: compre as garrafinhas, faça um rótulo bem bacana no computador, cole e preencha com álcool gel. Pronto! Mais uma lembrancinha que entra no grupo daquelas que serão usadas até a última gota!
Fonte


Esmalte: escolha um rosa clarinho se for o chá de bebê de uma menina ou um branquinho (ou até mesmo azul claro!) se for de um menino. Aliás, você pode deixar para revelar o sexo do bebê apenas na hora de distribuir as lembrancinhas, usando a cor do esmalte para responder à grande pergunta!
Fonte

Chocolates: não há quem não goste, não é verdade? Compre chocolates pequenininhos e faça o rótulo combinando com o tema do seu chá de bebê.
Fonte


Bloquinhos de post-it: compre os bloquinhos em uma papelaria, faça a capa com um papel bem bonito e coloque dentro de um saquinho de celofane com fita.
Fonte


Aromatizador de ambiente: muito, muito fácil de fazer. A maior dificuldade é comprar o álcool de cereais e o óleo essencial (vendidos em casas especializadas) que serão usados no preparo, o restante é muito simples. Achei esse vídeo que dá uma boa visão geral do processo, em apenas 8 minutos.
Fonte

15 bolos de fralda na cor azul, para você se inspirar!

A seguir, você verá bolos de fralda na cor azul com bichinhos de pelúcia, com corujinhas, com sapatinhos… E também alguns mais clássicos, como a eterna combinação do azul com o preto, ou o estilo marinheiro. Se você gosta de inovar, pode substituir o bolo de fralda convencional por uma guirlanda feita com fraldinhas (fica lindo!), ou montar um bolo em formato de boneco de neve, avião ou motoca!
Vem comigo!
cats-crop1 cats-crop3cats-crop cats-crop5 bolo de fralda azul bolo de fralda 2 bolo de fralda 3 bolo de fralda 4 bolo de fralda 5

Lista da maternidade


O que levar para a maternidade no dia parto?

Uma lista de itens para você levar para a maternidade e ficar tranquila e confortável.
O que levar para a maternidade?
O que deve ser levado ao Hospital no momento da internação?
A sacola da mamãe e do bebê devem ser preparadas desde o 7º mês de gestação
Sacola da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para a mamentação
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios
- máquina fotográfica (checar baterias e levar carregador)
- filmadora (checar baterias e levar carregador)
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas...
Sacola do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas
- enfeite de porta
Esta é a lista mínima, fica a critério de cada um o que desejar levar a mais.
Carro
Bebê-conforto (asssento para o bebê) - teste a instalação em seu carro assim que comprar.
Documentos
- RG da paciente
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação)
- CIC e RG do marido (ou acompanhante)
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar)
- Cartão da Gestante (utilizado no SUS e em breve nos planos de saúde).
OBS.: Parto é sempre urgência. Caso você se apavore, já saiu de casa e depois viu que esqueceu tudo, relaxe. Vá em frente. Leve sua esposa até o hospital e converse com a recepção. Enquanto ela está sendo atendida e você está assinando uma nota promissória, por exemplo, e um pouco mais tranqüilo, você volta e busca o que esqueceu.

Essa lista é um ponto de partida para o seu chá de bebê.


Você já está no 7º ou 8º mês de gestação? Pois então, essa é a época ideal para realizar o chá de bebê e reunir os amigos e parentes para participar.
A intenção do chá de bebê, é de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas, e ajudá-la emocionalmente nessa nova fase, pois é importante para ela, sentir os amigos por perto, participando dessa etapa de sua vida, mesmo que não seja seu primeiro filhinho.
O chá de bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante onde, provavelmente, a maioria das pessoas que serão convidadas já a conhecem.
Se você e sua amiga quiserem optar pela distribuição do convite, o ideal é entregá-los com uma semana de antecedência, no mínimo.
O bom, é que o "chá de bebê" seja combinado para um final de semana, para que todos possam comparecer e, sempre, na parte da tarde. No dia, poderá ser servido sanduichinhos, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Você pode optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.
Quanto aos convites, quando houver mais de uma convidada que resida na mesma casa, como mãe e filha ou duas irmãs, por exemplo, não precisa haver constrangimento em pedir uma lembrança para cada uma, separadamente, só que aí, o mais correto, é pedir uma lembrança mais em conta para a segunda.
Outra regrinha que você deve seguir, é que no caso de optar por pedir nos convites roupinhas para o bebê também, deverá estar ciente que elas têm que ser simples, como no caso das blusinhas modelo pagão ou as calças (culotes), que hoje em dia são encontradas com preços bem acessíveis. Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia. Por isso, o ideal, é não pedir roupinhas, a não ser, é claro, que estejam realizando o chá para uma pessoa que não tem recurso algum e que tudo será dado pelos convidados, de comum acordo.
Não esqueça, que pode-se pedir também um mesmo item mais de uma vez, para pessoas diferentes. Não deixe de especificar nos convites ou pelo telefone, os tamanhos corretos das peças, que devem variar do recém nascido para o tamanho pequeno, e a cor desejada.
Abaixo, você verá uma lista completa. Use seu bom senso e tire ou acrescente da lista, aquilo que achar necessário, ou peça só aquilo que mais se aproxima das suas prioridades, pois não esqueça que terá que coordenar a lista com o número de convidados.
Lista de presentes
Álcool (70%) *
Algodão de bolinhas
Babador
Bonézinho ou chapéuzinho de tecido
Calça enxuta
Calça com pé de malha
Calça sem pé de malha
Camisa pagão de malha
Chupeta ortodôntica*
Chuquinha*
Cobertor
Colcha de piquê
Cortador de unha
Cotonetes
Creme para prevenção de assaduras
Escova de cabelo para bebê
Fita crepe
Fraldas de pano
Fraldas descartáveis
Gorrinho de lã
Lençol de berço c/ fronha (2 peças)
Lençol avulso
Lenços umedecidos*
Lixeirinha
Luvinha de malha
Macacão banho de sol, de malha
Macacão manga comprida
Macacão manga curta
Mamadeira para água*
Mamadeira para suco*
Mamadeira para leite*
Manta de linha
Manta de lã
Meia
Mordedor de borracha
Óleo para bebês*
Pente
Pratinho para frutinha
Sabonete neutro
Saboneteira
Sapatinho de linha
Sapatinho de lã
Tesourinha de unha
Termômetro para água
Termômetro comum
Toalha de banho com capuz (de plush ou atoalhada)
Toalha de fralda
Travesseiro
* Converse antes com o pediatra do seu filho sobre o uso desses itens.

Lista de Chá de Bebê Completa

Banho e toalete


01 banheira

01 suporte para banheira

01 assento para banheira

01 termômetro para banho (Para medir a temperatura da água.)

03 brinquedos de banho

03 toalhas com capuz

03 toalhas fralda


Diversos


01 Livro diário do bebê

01 álbum de fotos

02 chupetas fase 1

02 chupetas fase 2

02 porta chupetas

01 aspirador nasal

01 conta gotas

01 mordedor

02 chocalhos

01 termômetro clínico

01 babá eletrônica

01 umidificador

01 inalador

01 tapete de atividades


Higiene


01 kit higiene (garrafa térmica e potes)

04 sabonetes líquido

04 sabonetes neutro

01 saboneteira

01 shampoo

01 talco

01 lavanda

01 colônia

02 óleos

02 loções higienizantes

03 caixas de hastes flexíveis (cotonetes)

06 pacotes de algodão

06 pacotes de lenço umedecido

03 cremes para assaduras

01 garrafa térmica para higiene (avulsa)

04 pacotes fralda descartável tamanho RN

04 pacotes fralda descartável tamanho P

06 pacotes fralda descartável tamanho M

04 pacotes fralda descartável tamanho G

05 fraldas de tecido

01 conjunto para manicure

01 kit escova e pente

01 massageador de gengiva


Para mamãe


01 almofada para barriga

01 almofada para amamentar

01 concha para seios

02 protetores para seios

01 tira leite

01 mala de maternidade

06 envelope/saco maternidade


Passeio


01 bebê conforto

01 apoio para cabeça

01 carrinho de passeio

01 colchonete para carrinho

03 jogos de lençol para carrinho

02 capa de chuva para carrinho

01 carrinho passeio

01 colchonete para carrinho

01 travesseiro antissufocante para carrinho

01 moisés

01 travesseiro antirrefluxo para carrinho

01 sacola pequena (frasqueira)

01 sacola para roupinhas

01 trocador avulso de bolsa

01 canguru/sling

01 protetor solar para carro

01 trocador avulso de bolsa


Quarto


01 berço desmontável

01 colchonete para berço desmontável

02jogos de lençol para berço desmontável

04 jogos de lençol para berço.

02 cobertores de berço

02 cobertores de enrolar

02 edredons

02 cueiros

03 mantas

03 fronhas avulsas

01 posicionador para dormir

01 protetor de colchão

01 travesseiro atirrefluxo

02 travesseiros antissufocante

02 kits para berço

01 mosquiteiro

02 kits de fralda de boca

03 kits de cabide

01 cesto para roupas

01 móbile


Roupinhas


06 bodies manga curta RN

06 bodies manga curta P

04 bodies maga curta M

04 bodies manga curta G

06 bodies manga longa RN

06 bodies manga longa P

04 bodies manga longa M

04 bodies manga longa G

02 casaquinhos tamanho RN

04 casaquinhos tamanho P

02 casaquinhos tamanho M

02 casaquinhos tamanho G

06 culotes (mijão) RN

06 culotes (mijão) P

04 culotes (mijão) M

04 culotes (mijão) G

06 macacões tamanho RN

06 macacões tamanho P

04 macacões tamanho M

04 macacões tamanho G

01 saída de maternidade

06 pares de meia

04 sapatinhos


Acessórios de Alimentação


03 mamadeiras grandes

02 mamadeiras médias

01 mamadeira pequena

02 bicos de mamadeira para água

02 bicos de mamadeira para leite

02 bicos de mamadeira p/ líquidos engrossados

01 aquecedor de mamadeiras

01 escorredor de mamadeiras

01 escova para mamadeira

01 esterilizador de mamadeira

01 conjunto de coador e funil

01 pinça higiênica

01 porta leite em pó

01 porta mamadeira térmico

03 portes para congelar leite materno

03 potes para alimentos

01 jogo de talher

02 pratos para papinha

06 babadouros

Acerte nas compras do mercado e seque 4 kg por mês

Acerte nas compras do mercado e seque 4 kg por mês
Quem está fazendo regime sabe a difculdade que enfrenta na hora das compras. Tem de evitar aquela gôngola perigosa, desviar dos docinhos que costumava comprar... difícil! Sabemos que a dieta começa pelas escolhas que você põe no carrinho, já que vai consumir o mês todo o que comprar. Pensando nisso, VIVA! realizou o desejo de toda mulher de dieta: acompanhamos a nutricionista funcional Camila Borduqui ao supermercado.
A ideia: montar a lista perfeita, semanal e mensal, para levar adiante sua dieta e facilitar sua próxima ida às compras. “Vá com a lista já em mãos, vá sem fome e não estoque alimentos”, alerta Camila.
Fica a dica: a compra do mês fcou em R$ 180; a da semana em menos de R$ 100. Com isso, montamos um cardápio de 1.800 calorias usando até o fnal tudo o que foi posto no carrinho. O resultado é bom: dá para perder 4 kg num mês, sem desperdício. “Hoje em dia, levamos muito em conta só a praticidade. Mas para fazer a compra ideal é preciso mudar os hábitos”, explica a nutricionista.
Antes de ir ao mercado, tenha em mente:
· Estabeleça uma rotina de compra para não ter de ir ao mercado a todo momento. Isso evita desperdício e economiza.
· Vá com uma lista. Com foco no que interessa, você não compra o que já tem e evita circular pelas gôndolas que não ajudam na dieta e só encarecem a compra.
· Não faça compras com fome! Assim, você se mantém focada.
· Fuja dos hábitos e encare produtos que nunca comprou. Experimente!
· Pense nas receitas variadas que você pode fazer. Assim, adquire ingredientes que consiga usar mais de uma vez por semana.
· Não estoque alimentos, pois eles podem estragar e você fca no prejuízo. Besteira!
· Pense assim: “Se eu não levar doces e guloseimas, não vou tê-los pra comer”.
· Leia rótulos. Além das calorias por porção, fque atenta à gordura e ao sódio.
LISTA MENSAL
Saiba que nesta compra (de R$ 180) você precisa levar o que dá para ser estocado e usado várias vezes durante o mês.
· Geleia sem açúcar (Sacia a vontade de comer doce!)
· Azeite extravirgem
· Lentilha
· Fubá para polenta (Não enjoe do arroz: vá de polenta, que custa menos de R$ 2!)
· Macarrão integral
· Chá de frutas vermelhas (Não tem conservante, corante ou açúcar!)
· Leite desnatado
· Sal light (Retém menos líquido!)
· Leite de soja
· Requeijão light
· Latas de atum light (Use o atum em água, mais levinho)
· Vinagre de maçã
Aveia (Tem silício, óimo pro cabelo, unha e pele!)
· Arroz 7 grãos integral
· Biscoito de polvilho doce (Troque pelo biscoito doce. Dá pra comer mais!)
· Adoçante de sucralose
· Chocolate amargo (Tem menos gordura que o ao leite!)
· Torrada 10 grãos light
· Açafrão em pó (Tira a comida da mesmice e é antioxidante)
· Óleo de canola
· Quinua (Faz salada, quibe, sopa, refogado...)
· Castanha-do-pará
· Suco integral de uva (Melhor que os sucos de caixa)
· Cookies integrais
· Sorvete de iogurte (Tem 36 calorias por bola)
LISTA SEMANAL
Nesta compra (de menos de R$ 100), encha o carrinho com os produtos perecíveis e que devem ser consumidos frescos.
· Frutas vermelhas congeladas (Bata com iogurte, leite de soja, leite denatado...)
· Morango
· Maçã
· Banana (Pique uma banana, jogue canela, raspas de chocolate amargo e coloque no micro-ondas!)
· Mamão
· Alface
· Couve (Não refogue! Crua tem mais nutriente!)
· Brócolis
· Cenoura
· Abóbora japonesa
· Pepino (Troque pelo palmito! Tem menos sódio!)
· Tomate
· Tomate-cereja (Com azeite e sal light, é um ótimo lanchinho!)
· Frango
· Peixe (compre só o que vai comer!)
· Alecrim e manjericão
· Abobrinha
· Carne magra (Aproveite as promoçõe semanais!)
· Agrião
· Rúcula
· Ovo (Curinga da dieta. Barato, versátil e sacia. Coma até quatro por semana!)
· Pão integral
· Iogurte batido light
CARDÁPIO
Oba! Todos os ingredientes da lista estão no cardápio de 1.800 calorias que seca 4 kg.
Café da manhã:
· 1 fatia de pão integral light com 1 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
· 1 copo (200 ml) de suco de uva integral
· 5 morangos com iogurte desnatado + 1 col. (sobremesa) aveia.
OU
· 3 torradas integrais light 10 grãos com 1 col. (sobremesa) de requeijão light
· 1 xíc. (chá) de chá de frutas vermelhas adoçado com sucralose.
· 1 taça de mix de frutas vermelhas com 1 col. (sopa) de aveia em focos.
OU
· 250 ml de leite de soja ou leite desnatado batido com 5 morangos
· 1 fatia de pão integral light com 1 col. (sobremesa) de requeijão light
· 1/2papaia pequeno com 2 col. (sobremesa) de aveia
Lanche da manhã:
· 1 xícara (chá) de chá de frutas vermelhas
· 4 minicookies integrais
OU
· 1 maçã
· 5 biscoitos de polvilho doce
OU
· Palitos de 1/2 cenoura
· Palitos de 1/2 pepino
Almoço:
· 1 prato (sobremesa) de mix de folhas escuras (alface, agrião, couve, rúcula) com 1/2 tomate (temperar com 1 colher (chá) de azeite, vinagre de maçã e sal light).
· 3 col. (sopa) de arroz integral
· 2 col. (sopa) de lentilha (varie trocando por feijão ou grão-de-bico na mesma medida)
· 3 col. (sopa) de abobrinha refogada (com alho, cebola, ervas fnas e açafrão)
· 1 flé de peixe grelhado com pouco óleo de canola, limão e alecrim.
OU
· 1 prato (sobremesa) de alface com 1/2 cenoura ralada (repetir o tempero da opção 1)
· 4 col. (sopa) de macarrão integral com molho de tomates frescos e manjericão
· 1 flé de frango (120 g) grelhado com ervas e açafrão.
OU
· 1 prato (sobremesa) de mix de agrião com 1/2 pepino e 5 tomates-cereja (repetir o tempero da opção 1)
· 1 pedaço (250 g) de polenta ao molho de tomate e manjericão
· 1 bife (120 g) de patinho ou alcatra grelhado e acebolado.
Lanche da Tarde:
· 1 banana-prata com 2 col. (sopa) de aveia em focos.
· 2 torradas integrais light 10 grãos
OU
· 1 maçã
· 1 xíc. (chá) de chá de frutas vermelhas (adoce com adoçante).
OU
· 1 bola de sorvete de iogurte ou 4 castanhas-do-pará
Jantar:
· 1 prato (sobremesa) de couve com 1/2 pepino e 5 tomates cereja (repetir o tempero da opção 1)
· 3 col. (sopa) de salada de quinua em grãos temperada com tomate, azeite e 1 col. (chá) e limão
· 1 omelete com 2 ovos, cubos de tomate, manjericão e brócolis.
OU
· 1 prato (sobremesa) de rúcula com 1/2 cenoura ralada e 1/2 tomate
· 3 col. (sopa) de arroz integral
· 3 col. (sopa) de abóbora refogada ao alho
· 1 flé de frango (120 g) grelhado com açafrão.
OU
· 1 prato (sobremesa) de folhas escuras com 1/2 cenoura ralada e 1/2 tomate (repetir o tempero da opção 1)
· 3 col. (sopa) de arroz integral
· 1/2 prato (sobremesa) de brócolis no vapor
· 1/2 lata de atum light (em água)