A estação mais gostosa do ano está chegando, e quem é que não sonha estar com o corpo bonito nessa época do ano? A verdade é que todo mundo quer estar com o corpo impecável. Por conta disso, tenho recebido inúmeras mensagens de leitores com dúvidas sobrecomo engordar o mais rápido possível. É por causa dessas mensagens que estarei ao longo desse mês respondendo as perguntas mais frequentes enviadas ao Magra Online. A dúvida de hoje foi enviada recentemente por um leitor e é a seguinte:
“Boa tarde. Gostaria de receber dicas de como engordar. Já comecei a fazer academia para hipertrofia, porém eu emagreci mais. O que devo fazer?”
Para responder essa dúvida, vou elencar as 4 principais atitudes que atrapalham o ganho de massa muscular. Identifique se você está cometendo um dos erros citados abaixo.
1. Faço uma atividade física que emagrece
Não são todas as atividades físicas que favorecem o ganho de massa muscular. Os exercícios contínuos de longa duração (como caminhada e corrida, por exemplo) são mais indicados para quem deseja emagrecer.
Para crescer, o músculo precisa de estímulos provocados por uma sobrecarga. Por isso, os exercícios realizados com a utilização de pesos (como a musculação, por exemplo) são os mais indicados.
2. Não descanso o tempo necessário
Depois de uma série de exercícios com carga, ocorre um aumento da produção de proteínas no corpo (entre 24 e 48 horas após o treino, aproximadamente). É nesse intervalo de tempo que os músculos crescem. No entanto, a hipertrofia (ganho de massa magra) só ocorre se a pessoa descansar a região no dia seguinte.
3. Não me alimento corretamente
Para ganhar peso por meio do aumento da massa muscular, é preciso mais do que fazer exercícios. A hipertrofia muscular é o resultado de um treinamento contínuo aliado a uma excelente alimentação.
A ingestão proteica é indispensável para conseguir o crescimento muscular. O carboidrato, a gordura boa, as vitaminas e os minerais também são extremamente necessários para conseguir um bom resultado. Sem uma ingestão adequada de nutrientes, o corpo não cresce e o resultado da atividade física não aparece.
4. Não tenho o auxílio de suplementos
Embora possível, conseguir resultados rápidos sem o auxílio de suplementos é uma tarefa relativamente difícil. Isso porque a maioria das pessoas não consegue ingerir através das refeições a quantidade de nutrientes necessária para o crescimento muscular. Se esse for o seu caso, a suplementação é a alternativa mais prática e segura.
O suplemento mais utilizado por quem deseja aumentar a massa muscular é, sem dúvida, o Whey Protein (proteína do soro do leite). De todas as proteínas que existem, essa é considerada por muitos a melhor. Por isso, escolhi um suplemento de um de nossos parceiros para apresentar a vocês: o Whey Protein da Optimum.
A Optimum Nutrition (ON) é uma empresa norte-americana que foi fundada em 1986 com a missão de proporcionar uma qualidade consistente em uma ampla gama de produtos de nutrição esportiva.
O Whey Protein da Optimum é livre de lactose (o que é muito interessante para muitos dos leitores que relataram ter alergia).
Ele possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA's necessários para o ganho de massa muscular magra.
É um suplemento excelente para suprir as 2 gramas de proteínas necessárias por kg de peso corporal.
Conhecido por conter altos teores de proteína, esse complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza.
Para comprar o Whey Protein da Optimum clique no banner a seguir. Você será encaminhado para o site da loja Corpo Perfeito, que é líder no segmento de ecommerce de suplementos no Brasil. O preço dessa loja é justo, a entrega é realizada no tempo combinado e, dependendo do valor do produto, o frete é grátis.
Lembre-se de que a ingestão de proteínas precisa ser feita em um prazo de até 2 horas após o treino, preferencialmente combinada com algum tipo de carboidrato.
Para melhorar ainda mais o resultado, uma ótima alternativa é aumentar a quantidade de calorias fazendo um shake com seu Whey Protein. Veja abaixo algumas sugestões de receitas:
Shake de Whey Protein com açaí:
32 gramas de Whey Protein (120 calorias - Whey Protein da Optimum)
200 gramas de polpa de açaí congelada (130 calorias)
300 ml de leite de soja (170 calorias)
Shake de Whey Protein com banana:
32 gramas de Whey Protein (120 calorias - Whey Protein da Optimum)
1 banana (114 calorias)
300 ml de água de côco (66 calorias)
Shake de Whey Protein com abacate:
32 gramas de Whey Protein (120 calorias - Whey Protein da Optimum)
¼ de abacate (162 calorias)
300 ml de água de côco (66 calorias)
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, adicione gelo e/ou adoce com mel antes de bater.
Espero que após essa matéria você alcance o objetivo almejado. Consulte um nutricionista de sua confiança e veja quais são as melhores alternativas para melhorar ainda mais seu resultado.