sexta-feira, 3 de abril de 2015

4 dicas para tratar a sinusite na gravidez

Para tratar a sinusite na gravidez é preciso lavar as narinas com soro, inalar vapor de água quente e beber chá de orégano, por exemplo, durante cerca de 1 semana. No entanto, por vezes é preciso usar remédios, como antibióticos e corticoides, que só devem ser tomados por indicação do otorrinolaringologista para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
A sinusite, que surge durante a gestação, é uma inflamação da mucosa que leva ao acumular de secreções nas cavidades do cranio, nariz, olhos e rosto e, provoca sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, por exemplo. Conheça mais sintomas em: Sintomas de sinusite.
Desta forma, para tratar a sinusite na gestação deve-se optar por fazer um tratamento caseiro e seguir as seguintes dicas.

1. Fazer uma nebulização

A mulher deve fazer uma nebulização com um aparelho, usar ervas como buchinha ou eucalipto ou mesmo respirar o ar do banho de chuveiro, por exemplo. A nebulização deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, por, aproximadamente, 20 minutos, especialmente pela manhã e antes de dormir. Leia mais em: Nebulização para sinusite.
Desta forma, para fazer corretamente a nebulização pode-se:
  • Nebulização com nebulizador: deve-se colocar no copinho do nebulizador 5 a 10 ml de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e respirar aquele ar até o liquido desaparecer totalmente;
  • Nebulização com vapor: basta trancar-se no banheiro e deixar a água do chuveiro bem quente cair para gerar muito vapor, inalando-o durante cerca de 20 minutos;
  • Nebulização com ervas: é necessário ferver água e preparar um chá de camomila, buchinha do norte, eucalipto ou de cascas de laranja com limão, por exemplo e, inspirar o vapor por, aproximadamente, 20 minutos, mantendo o rosto a 8 cm do recipiente. Deve-se colocar o chá numa bacia, posicioná-la numa mesa e sentar-se na cadeira, inclinando-se levemente para conseguir inspirar o vapor.
Estes métodos naturais para tratar a sinusite aguda ou crônica, ajudam a desobstruir as vias respiratórias, facilitando a respiração.

2. Lavar as narinas com soro

A mulher deve lavar as duas narinas com soro, pelo menos 2 a 3 vezes por dia para eliminar as secreções que dificultam a respiração. Desta forma, deve-se:
  1. Usar soro fisiológico, que pode ser comprado na farmácia ou preparar em casa uma solução salina. Saiba como preparar em: Solução Salina para Sinusite.
  2. Introduzir 5 a 10 ml da solução numa narina e depois noutra, através de uma seringa sem ponta ou irrigador nasal;
  3. Fungar e deitar as secreções para fora.
Seriga sem ponta
Irrigador nasal
Geralmente, a lavagem nasal com soro é mais eficaz após uma nebulização, pois as secreções ficam mais liquidas e é mais fácil eliminá-las.

3. Assoar o nariz

Para evitar o acumulo de secreções, a grávida deve assoar o nariz, sempre que necessário, não limpando apenas a ponta das narinas.

4. Beber muitos líquidos

A grávida com sinusite deve beber pelo menos 2 litros de água ou chá sem açúcar. Um ótimo chá para a sinusite é o chá de orégano, pois as suas ervas ajudam a aliviar a tosse e o catarro.
A mulher deve optar por tomar este chá antes de dormir, pois os ataques de tosse são mais intensos à noite.

Sinusite na gravidez afeta o bebê?

A sinusite durante a gravidez, geralmente, não prejudica o bebê, no entanto, a mulher não deve se automedicar ou mesmo usar medicamentos que já costumava tomar para tratar a sinusite antes de engravidar, pois pode prejudicar o desenvolvimento do bebê, devendo optar, sempre que possível, optar por tratamentos naturais.

O que tomar para tratar a sinusite na gravidez

Para tratar a sinusite é importante nunca tomar nenhum remédio sem indicação do médico para avaliar se prejudica o desenvolvimento do bebê.
Geralmente, quando o tratamento natural não é suficiente, o médico pode prescrever remédios como Paracetamol para aliviar as dores, prednisolona ou amoxicilina para eliminar as bactérias presentes. No entanto, é necessário uma avaliação rigorosa primeiro para escolher o tratamento mais correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário