sexta-feira, 3 de abril de 2015

O que fazer quando sentir dor abdominal na gravidez

A dor abdominal na gravidez pode ser causada pelo crescimento do útero, prisão de ventre ou gases, podendo ser aliviada através de uma alimentação equilibrada, exercício físico ou remédios caseiros, como chás.
Porém, a dor abdominal na gravidez também pode ser um sintoma de complicações mais graves, como gravidez ectópica, descolamento da placenta, pré-eclâmpsia ou até mesmo aborto. Nestes casos, a dor, geralmente, vem acompanhada de outros sintomas, como sangramento vaginal, distúrbios visuais, inchaço ou corrimento vaginal e a gestante deve ir imediatamente ao hospital para ser avaliada e receber o tratamento adequado.

Principais causas de dor abdominal na gravidez

As principais causas de dor abdominal na gravidez incluem:

Prisão de ventre

Sintomas: Desconforto ou dor abdominal, cólicas, inchaço e abdômen rígido.
O que fazer: Ingerir alimentos ricos em fibras, como gérmen de trigo, verduras, cereais, melancia, mamão, alface e aveia, beber cerca de 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos leves, como caminhadas de 30 minutos, pelo menos 3 vezes por semana. Consultar o médico se não tiver evacuações há 3 dias.

Gases

Sintomas: Dor abdominal, flatulência, cólicas e prisão de ventre.
O que fazer: Evitar os alimentos que provocam gases, como feijão, grão-de-bico, brócolis, cebola, pepino, queijo e refrigerantes, assim como alimentos com enxofre, como alho, mostarda, ovo, repolho ou mariscos, pois intensificam o odor. Beber cerca de 1,5 litro de água por dia e chás que ajudam a eliminar os gases, como chá de funcho ou folhas de abacateiro.

Dor no ligamento redondo

Ligamento redondo, que quando esticado, provoca dor
Local onde a gestante sente a dor do ligamento redondo
Sintomas: Dor na parte inferior do abdômen que se estende para a virilha e que dura apenas alguns segundos, que ocorre porque o ligamento redondo se estica com o crescimento do útero.
O que fazer: Sentar, tentar relaxar e, se ajudar, mudar de posição para aliviar a pressão no ligamento redondo. Outras opções são dobrar os joelhos sob o abdômen ou deitar de lado colocando um travesseiro sob a barriga e outro entre as pernas.

Contrações de Braxton-Hicks

Sintomas: Dor na parte inferior do abdômen, como se fosse uma cólica menstrual e barriga dura.
O que fazer: Tentar acalmar, repousar e mudar de posição, deitando de lado e colocando um travesseiro sob a barriga e entre as pernas.

Outras causas de dor abdominal na gravidez

Outras causas mais graves de dor abdominal na gravidez incluem:

Apendicite

Sintomas: Dor intensa na parte inferior direita do abdômen acompanhada de enjoos, vômitos e febre.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para realizar a cirurgia de retirada do apêndice, que deve ser feita o mais cedo possível, de forma a evitar o rompimento do apêndice.

Infecção do Trato Urinário

Sintomas: Dor no fundo do abdômen, dor ou ardor ao urinar, dificuldade para urinar, vontade urgente de urinar, urina com sangue, febre, calafrios, dor no fundo das costas e enjoos.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para receber o tratamento adequado que, normalmente, envolve o uso de antibióticos, repouso e ingestão de líquidos.

Gravidez Ectópica

Sintomas: Dor abdominal que pode se localizar apenas em um lado da barriga e que, geralmente, piora com o movimento, sangramento vaginal, dor durante o contato íntimo, tonturas, náuseas ou vômitos.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para ser avaliada e receber o tratamento adequado que, geralmente, envolve o aborto, pois o embrião não é capaz de se desenvolver fora do útero.

Descolamento da Placenta

Sintomas: Dor abdominal intensa, sangramento vaginal, contrações e dor no fundo das costas.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para avaliar a vitalidade fetal e realizar o parto.

Pré-eclâmpsia

Sintomas: Dor na parte superior direita do abdômen, náuseas, dor de cabeça, inchaço das mãos, pernas e rosto e distúrbios visuais como visão embaçada.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital, pois provavelmente terá que ficar internada para receber remédios anti-hipertensivos pela veia.

Trabalho de Parto Prematuro

Sintomas: Dor abdominal, cólicas, aumento da secreção vaginal, corrimento gelatinoso, sangramento vaginal e contrações uterinas com intervalos de 10 minutos.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para realizar o parto, caso seja confirmado que a gestante está em trabalho de parto prematuro.

Aborto

Sintomas: Dor abdominal forte, parecida com uma cólica menstrual, sangramento vaginal ou perda de líquidos pela vagina e dor de cabeça intensa.
O que fazer: Ir imediatamente para o hospital para realizar uma ultrassonografia de forma a verificar os batimentos do bebê.

Além destas causas, a dor abdominal na gravidez também pode ser um sintoma de pedras na vesícula. Nestes casos, geralmente, a gestante apresenta dor abdominal à direita, dor nas costas, náuseas, vômitos e febre e deve consultar o obstetra que acompanha a gravidez para orientar o tratamento que envolve uma alimentação pobre em gordura e prática de exercício físico.

Quando consultar o obstetra

A gestante deve ir imediatamente para o hospital ou consultar o obstetra que acompanha a gravidez quando apresenta:
  • Dor abdominal antes das 12 semanas de gestação, com ou sem sangramento vaginal;
  • Sangramento vaginal e cólicas fortes;
  • Forte dor de cabeça;
  • Mais de 4 contrações em 1 hora por 2 horas;
  • Inchaço acentuado das mãos, pernas e rosto;
  • Dor ao urinar, dificuldade ao urinar ou urina com sangue;
  • Febre e calafrios;
  • Corrimento vaginal.
Normalmente, a presença destes sintomas indica uma complicação grave, como a pré-eclâmpsia ou gravidez ectópica, e, por isso, é importante a grávida consultar o obstetra ou ir imediatamente para o hospital para receber o tratamento adequado o mais cedo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário