segunda-feira, 20 de abril de 2015

Brinquedos x Quarto

Estimulando a criatividade das crianças


Olá pessoal! O tema de hoje é brinquedos!


Ok, vocês devem estar se perguntando: “o que isso tem a ver com decoração? Layout? Quarto do bebê?”
Na verdade não vou falar apenas dos brinquedos, e sim da importância do ato “brincar” no quarto.


No mesmo minuto em que a criança nasce é um aprendizado atrás do outro, coisas novas surgem no piscar dos olhos dela a cada segundo.
O espaço que esse serzinho irá crescer é muito importante e influenciará muito no aprendizado dele. Quando falamos em brinquedos educativos, estamos estimulando mais ainda a criatividade das crianças, por isso, não esqueçam, deixar os brinquedos ao alcance delas é uma ótima alternativa.


Temos três fases bastante importantes no quarto das crianças.

A primeira é quando o bebê está no berço, tirá-lo de lá de dentro para brincar no chão com brinquedos adequados faz super bem para ele! O toque, o cheiro, a percepção de cada cor, faz com que o bebê interaja com aquele brinquedo.
Deixe um espaço no centro do quarto para isso, espalhe os brinquedos no chão e deixe ele se divertir. É importante que na concepção do projeto seja pensado nesse espaço, um lugar confortável para ele brincar é indispensável.
Escolha um tapete gostoso (cuidado com os alérgicos!), ou mesmo as placas de EVA são ótimas soluções, é um material de fácil limpeza, confortável e muitas delas as crianças montam e desmontam.

Direito reservado a ooh_food
(www.flickr.com)



Depois temos a fase que ele sai do berço e vai para a “caminha”, já caminha com as próprias pernas (alguns já há algum tempo), busca com o que quer brincar, sabe o que gosta, porém ele adora besteirinhas, por isso é uma fase bastante crítica. A curiosidade cada vez mais aguçada faz com que aquelas miniaturas de vidro da vovó façam seus olhos brilharem! Não deixe qualquer objeto pequeno tão perto assim da mãozinha dele (pelo menos por um tempo). Nessa fase, um papel em branco e lápis de cor faz a alegria. Cuidado com as paredes, crianças nessa fase adoram ser artistas (rs)!

Direito reservado a ooh_food
(www.flickr.com)


Uma opção super bacana para isso, são as paredes de lousa de giz. Escolha uma parede do quarto, aplique uma tinta esmalte sintética (as cores mais escolhidas são: verde ou preto) e pronto! Terá uma bela lousa de giz. As crianças pintam, rabiscam, apagam e começam de novo! Claro! Cuidado com o giz, muitas crianças têm alergia ao pó que ele solta.






A outra fase é quando a criança vai para uma cama maior e já sabe fazer várias coisas sozinha. Então, porque não fazer algo inusitado para o quarto dela? Por exemplo, quando duas crianças maiores dormem no mesmo quarto, a solução muitas vezes para duas camas é fazer um beliche, correto? E por que não fazer um beliche para uma criança só? A sensação é como se ela tivesse dois andares dentro do próprio quarto. Um andar de cima para dormir e um andar de baixo para brincar, estudar e receber os amigos!

Direito reservado a ooh_food
(www.flickr.com)


Dá um projeto e tanto! Que tal? Futons presos na parede, dão charme e são super úteis ao quarto. Imagina um colchão com uma estampa bem diferente e alegre? Ele pode ficar na vertical preso na parede por elásticos e quando um amigo, primo, vizinho, pai, mãe, avó, avô, tios, quiserem tirar um cochilo no chão, pronto! Fácil e prático!


Direito reservado a ooh_food
(www.flickr.com)



O que acham? Vamos tentar?

Brinquem e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário