Com numerosas folhas serreadas, aveludadas e flores de coloração esbranquiçada ou levemente rosada, a planta possui ainda um fruto orbicular que é envolvido pelo cálice, constituído por diversas cápsulas que se separam quando maduras. Cresce em locais mais úmidos como margens de riachos, principalmente no centro-sul da Europa.
Benefícios e propriedades
A planta possui ação emoliente, calmante, anti-inflamatória, laxante e expectorante, de forma que o seu chá é indicado para casos de inflamações, enfermidades das vias respiratórias, tosse em crianças e pessoas idosas, dores, erupções cutâneas, inflamações intestinais, prisão de ventre, tratamento das membranas mucosas irritadas – como na síndrome do cólon irritável e na bronquite crônica. Pode ser usada, ainda, para tratamento de tosse seca, ansiedade, estresse, queimaduras, acnes, aftas, enfisema, gengivite, laringite, faringite, gastrite, estomatite e dores de garganta. Seus princípios ativos são a pectina e princípios amargos, que lhe concedem essas propriedades.
Foto: Reprodução
Como preparar o chá?
Para preparar, você vai precisar de:– 1 colher de chá das folhas de alteia picadas
– 1 xícara de água
Em um recipiente, coloque as folhas picadas de alteia e reserve. Em seguida, em outro recipiente, leve a água ao fogo e deixe até ferver. Quando alcançar o ponto de fervura, jogue a água por cima das folhas picadas e tampe, deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente dez minutos. Feito isso, coe e consuma sem adoçar. Caso ache necessário adoçar, opte por adicionar o mel, pois também apresenta benefícios à saúde, ao contrário do açúcar.
Contraindicações e precauções de uso
O consumo pode apresentar interação medicamentosa, tendo como consequência a redução na absorção de outros medicamentos tomados concomitantemente. Consulte o seu médico para verificar este tópico. Ao ser consumido com medicamentos que possuem elevados níveis de taninos, em contrapartida, pode prevenir moléstias gástricas.Atenção: diabéticos devem fazer o consumo de forma controlada por um médico, tendo ajustado as doses de insulina ou antidiabéticos orais. Não foram encontrados efeitos colaterais relacionados ao consumo do chá de alteia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário