terça-feira, 21 de abril de 2015

Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo

Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo

Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo
A Clínica Mayo criou uma pirâmide alimentar para quem quer emagrecer  com saúde. Esta pirâmide tem como objetivo a ingestão diária de 1200 calorias, privilegiando a ingestão de alimentos saudáveis e pouco calóricos.
Vejamos mais de perto a constituição desta pirâmide para podermos perceber os seus fundamentos para nos levar a emagrecer e ter mais saúde.
  • Na base encontram-se os vegetais e frutas, cuja ingestão diária deve ser, no mínimo, 3 peças de fruta e 4 doses de vegetais. Estes alimentos, volumosos e ricos em fibra, serão a base de uma refeição equilibrada, garantindo uma melhor saciedade, além de fornecerem muitas vitaminas e minerais para nos dar mais vitalidade.
  • Em segundo lugar surgem os cereais integrais, cujo consumo se deve fixar nas 4 porções diárias. Estes alimentos não processados são ricos em hidratos de carbono, mas ao contrário dos alimentos processados, não fazem subir rapidamente os níveis de açúcar no sangue, levando a que se registem picos de insulina, o que favorece o acumular de gordura abdominal.
  • Seguem-se os alimentos ricos em proteínas magras, ingeridos 3 vezes ao dia.
  • As gorduras insaturadas, também designadas gorduras saudáveis, que se seguem no afunilamento da pirâmide, também não devem ultrapassar as 3 porções no regime alimentar diário. O grupo das gorduras insaturadas – no qual se incluem as amêndoas, as nozes ou as castanhas – permite diminuir o colesterol LDL (ou colesterol ruim). No entanto, as gorduras insaturadas devem ser consumidas com moderação devido ao seu alto teor calórico.
  • Por último, surgem os doces e açúcares, com um consumo diário restrito, não ultrapassando as 75 calorias.
A par do controle nutricional dos alimentos, esta pirâmide alimentar da Clínica Mayo destaca a importância de desenvolver uma atividade física diária para emagrecer com mais saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário